O QUE É PANTONE?

Imagine produzir uma identidade visual para um produto e depois perceber que a impressão não reproduziu exatamente a cor esperada. Ou receber de um cliente a indicação de uma cor para o seu produto e perceber que desenvolveu uma tonalidade diferente da que ele tinha na cabeça.

Quando falamos sobre cores, parecem existir infinitas possibilidades, mas palavras limitadas para identificá-las. E é justamente por isso que foram criados os sistemas de correspondência! Eles auxiliam os profissionais gráficos a garantirem que a cor escolhida será exatamente a mesma impressa.

 

Mas afinal, o que é Pantone?

Há muitos anos, cada gráfica tinha o seu próprio sistema, e isso significa que cada uma delas poderia apresentar um resultado diferente para a impressão da mesma cor. Então, em 1963, Pantone desenvolveu um sistema padronizado de correspondência de cores, utilizado em todo o mundo.

No sistema Pantone, existem mais de 10.000 cores identificadas e, cada uma delas, é descrita por um número atribuído. Assim, gráficas e designers podem especificar e controlar as cores que desejam para o material. Diferentes fábricas  no mundo inteiro também podem utilizar esse sistema, garantindo um padrão.

 

Benefício para profissionais e para empresas

O sistema de cores beneficia muito as equipes de criação, gráficas e fábricas, mas também traz benefícios para as marcas. Isso porque, independente da agência que uma empresa contrate, em qualquer lugar do mundo, ela consegue garantir um padrão de identidade visual em seus materiais e produtos. 

Todas as cores do sistema Pantone estão disponíveis no site e em um livro impresso, que é um recurso visual mais confiável. Quando a empresa escolhe a cor , ela envia o seu material com o número da cor correspondente, garantindo, assim, que os seus materiais sejam impressos como deseja.

 

Diferença entre Pantone e CMYK

Uma dúvida que pode surgir é sobre a diferença entre o cmyk e o Pantone. Cmyk é uma escala de cores usada também para a impressão, mas que utiliza quatro cores básicas chamadas de cores da escala, impressas sequencialmente. A sigla representa suas cores primárias: ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (blacK). A partir da mistura destes pigmentos é possível reproduzir a maioria das cores do espectro. Já no sistema Pantone, as cores já estão prontas e exatas. 

Pantone Color Institute

A Pantone também oferece um serviço de consultoria que prevê tendências globais de cores e auxilia empresas a construírem a sua identidade de marca e desenvolvimento de produtos. Há mais de 20 anos, os especialistas da Pantone também definem tendências e escolhem uma cor para o ano. 

Para realizar essa escolha, eles consideram novas influências de cores, da indústria do entretenimento e da moda, condições socioeconômicas e novas tecnologias.

CONHEÇA NOSSO INSTAGRAM

SUPREMA SOLUTION LTDA CNPJ: 36.666.772/0001-04

ENTRE EM CONTATO CONOSCO


REGI-REAL (1)