O QUE É LANDING PAGE?

Normalmente um site institucional oferece uma visão geral de uma empresa, nele você pode explorar muitas abas, conhecendo a história, serviços e as suas principais informações. Mas quando você tem um objetivo específico e de curto prazo, uma landing page é uma ótima opção que traz praticidade e alta conversão na jornada do consumidor.

No marketing digital, a landing page é uma página independente, criada especificamente para a campanha de marketing de um produto, um curso ou um serviço. É onde o visitante “aterrisa” após clicar em um link, em um e-mail ou em um anúncio patrocinado. Nesta página de destino é onde a conversão acontece, seja um simples registro, uma inscrição ou a compra do produto.



Diferença entre a landing page e um site tradicional

Quando um visitante acessa um site, a página inicial permite que ele explore inúmeras possibilidades, seja produtos, informações, fóruns, missão e valores, dentre tantos outros. Ele pode acessar muitas páginas e links, mas não necessariamente fará uma compra. 

 

Já a landing page tem um propósito diferente para o visitante, todos os textos, vídeos e anúncios dentro da página são pensados intencionalmente para levá-lo à ação que você deseja. Tudo funciona para transformar o visitante em cliente, por isso ela tem uma alta taxa de conversão.

 

A estrutura de uma landing page

Apesar de os produtos, cursos e serviços oferecidos através de uma landing page serem diferentes, as páginas com uma boa conversão seguem alguns fundamentos básicos. Independente do valor, da oferta ou do público-alvo, a estrutura da landing page precisa ter elementos de persuasão.  

 

Existem 5 elementos essenciais em uma boa página de vendas: 

  • Uma proposta de venda única, 
  • Uma imagem ou vídeo de herói, 
  • Os benefícios da sua oferta, 
  • Prova social;
  • Meta de conversão. 



Proposta de venda única

Na sua proposta de venda única você apresentará o que torna a sua oferta tão especial e exclusiva, o que te diferencia do restante de concorrentes. Na landing page é preciso fazer tudo de forma bem sucinta para que o visitante perceba de forma rápida o quão a sua oferta é atraente. 

 

Para isso, tenha um título direto e que comunique com clareza o que o visitante obterá com a sua oferta. Um bom subtítulo pode ser a extensão do título principal, oferecendo valor adicional ou trazendo uma informação persuasiva secundária. 

 

Chamadas persuasivas também no meio e no fim da página podem dar um senso de urgência à oferta e podem ser usadas para converter o visitante.

 

A imagem do herói e os benefícios

A foto ou vídeo do herói é geralmente o primeiro elemento visual da landing page. Imagens reais humanizam e podem transmitir emoções. Lembre-se de associar a imagem ou o vídeo ao contexto da oferta. 

 

Outro elemento complementar é mostrar os benefícios do seu produto, curso ou serviço, ressaltando quais problemas e dores do cliente ele pode resolver e como ele fará isso. 

 

Prova social

A prova social é a influência que as pessoas têm nas decisões que tomamos. Ela pode estar presente na página através de citações de alunos e clientes, de vídeos de depoimento, ou de empresas que já foram atendidas pelas marcas. Mostrar avaliações positivas no Google, por exemplo, também é uma boa opção. 




Meta de conversão

Por último, a meta de conversão de uma landing page é apresentada através de uma chamada para a ação (CTA). Geralmente usada através de um botão autônomo ou um formulário. O texto do botão ou do formulário deve ir além de um simples “clique aqui” ou “se inscreva”, ele é mais uma oportunidade para usar uma linguagem de conversão e mostrar o que o cliente ganha ao clicar e se inscrever para aquela oferta.

 

Agora que você conhece a estrutura principal de uma landing page, é só começar a planejar a criação da sua página!

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