A Pantone é uma empresa especialista em cores. É muita tecnologia envolvida! Eles criam diversas escalas de cor para as pessoas usarem como referência e conseguirem uma padronização confiável. Inclusive dando “receitas” de como vai ficar uma mistura no modo de impressão tradicional em quatro cores (o CMYK) para se parecer o quanto for possível com uma cor especial da Escala Pantone.
As escalas Pantone são utilizadas na moda, na arquitetura, fotografia, artes e mais. Sendo assim, um designer em Curitiba tem a facilidade de se comunicar com um cliente lá no Japão, com um simples código como “Pantone 282C” para determinar uma cor específica. Essa referência confiável é crucial para a padronização!
>> A Escala de Cores Pantone consegue reproduzir todas as cores do mundo?
Não! É muito difícil superar a criatividade e a versatilidade da natureza! Mas a Pantone se esmera demais nessa tarefa e tem paletas especiais até para as cores metálicas como dourado e prateado, pastel e neon, além das muitas cores que suas paletas tradicionais conseguem descrever. Inclusive eles estão a todo momento desenvolvendo e lançando mais paletas.
>> Por que os designers adoram a Pantone?
A padronização é fundamental para o reconhecimento, especialmente de uma marca e identidade visual, na nossa área de atuação. Sem uma padronização, as cores da marca passam a ser como um telefone sem fio: cada um enxerga um tom, cada monitor mostra uma cor, cada impressora entrega um resultado e esse debate vai longe. Com a Escala Pantone, até do outro lado do mundo podemos identificar e informar o número e pronto: estamos olhando para a mesma cor e de acordo com a identidade visual! A Pantone também cria produtos com suas cores, lança a cor tendência do ano e existe até um hotel com a marca Pantone. Todo um mundo de cores que os designers amam!